top of page
BLOG DEFESA DA FÉ

Por que não há perdão para quem peca contra o Espírito Santo?



No nosso bate-papo de hoje, abordaremos o porquê da ausência de perdão para que os pecam contra o Espírito Santo, conforme nos ensina a Bíblia. Essa é uma das dúvidas corriqueiras de muitos cristãos e, pior do que isso, tal dúvida é fonte de extrema inquietação de alguns, que pensam ter cometido este pecado no passado, não podendo mais serem salvos.


Para responder a isso, devo lembrar que Deus é composto da Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ambos são igualmente Deus e têm funções diferentes.


Lembrado este ponto, vamos agora situar a questão na Bíblia. Citarei aqui dois momentos que falam sobre isso. Ambos são registros das palavras de Jesus. O primeiro autor a que me referirei é Mateus, que nos versos 31 e 32 do capítulo 12 de seu Evangelho, narra as seguintes palavras de Jesus:


"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro." (Mateus 12:31-32, grifo posto)

<