SOBRE NÓS

Somos um ministério cristão que se reúne como igreja e que tem como missão cuidar das pessoas, ensinar e pregar a Palavra de Deus, e apresentar em igrejas, escolas e universidades as razões históricas, científicas e filosóficas para se seguir Jesus Cristo.

CONTATO

MDFé | Ministério Defesa da Fé 
Av. Ayrton Senna, 3478 - Neópolis
59088-100 Natal - RN, Brasil

BRA: +55 (84) 98185.1517
USA: +1 (760) 592.8746
contato@defesadafe.org

Inscreva-se em nossos informativos!
  • Google Maps
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Apple PodCasts
  • PodCasts no Spotify

© Defesa da Fé Ministério Internacional

BLOG DEFESA DA FÉ

Livro de Rute: pessoas simples e gestos simples podem gerar resultados extraordinários

25 Apr 2017

Embora muitos conheçam muitas histórias da Bíblia, é muito comum ver que essas pessoas têm dificuldade em correlacionar estas histórias entendendo o fio condutor que as une a todas em uma só narrativa: a história do povo de Deus.

 

Por isso, resolvi pregar na igreja a que sirvo como pastor série de mensagens chamada “A Bíblia de A a Z”. Dessa forma, a cada pregação, as pessoas conseguem ver a maravilha que são os sessenta e seis livros da Bíblia, postos em perspectiva a cada encontro e, principalmente, entender como todos eles apontam para um só lugar: Jesus Cristo. 

 

No culto do domingo que passou (23.04.2017), o livro sobre o qual nos debruçamos foi o de Rute. O Livro de Rute talvez traga a mais bela história de amor narrada em todo o Antigo Testamento. Ademais, é muito confortável de se ler, já que conta com apenas quatro capítulo e oitenta e cinco versos. A vantagem disso é que podemos ler o livro de uma só sentada, o que leva em torno de uns vinte minutos apenas.

 

A história de Rute é muito interessante, chegando mesmo a conter a que talvez seja a mais bela passagem literária no quesito da representação de um comprometimento de amor e lealdade entre duas pessoas: as viúvas Rute e Noemi, com cujo filho Rute estava casada antes de ele morrer.

 

A passagem a que me refiro é a seguinte, em que Rute responde a sua sogra, que pede que ela volte para a sua terra:

 

"Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!" (Rute 1:16-17)

 

Eu não quero aqui narrar a história para vocês, pois podem lê-la diretamente da fonte (Livro de Rute), o que fortemente recomendo. Meu propósito aqui é chamar atenção para um detalhe: embora o Livro de Rute seja belíssimo, não creio que o grande significado dele esteja propriamente na vida de qualquer um dos personagens lá narrados.

 

O grande significado da história somente aparece nos últimos capítulos, quando ficamos sabendo que do casamento de Rute com Boaz, nasce Obede e que esta criança vem a ser pai de Jesse e avô de Davi.

 

Qual a importância disso? Dois pontos aqui são importantes. O menos importante é o de que Davi, trineto de Rute, foi o melhor rei que Israel já teve. O outro ponto, devo enfatizar, é tão importante que dá a Rute um lugar de destaque na genealogia que lemos no Evangelho de Mateus: Davi é aquele por meio de cuja linhagem Jesus vem ao mundo. Ou seja, Deus usa Rute como elemento importante para trazer o seu plano de Salvação a Terra.

 

Devo confessar que o que mais me impressionou mesmo foi quando tive a percepção de que nem Rute, nem quaisquer outros personagens da trama principal do livro em questão, tiveram qualquer conhecimento de que Deus estava trabalhando por meio de suas histórias para alcançar estes resultados.

 

Rute era uma pessoa simples. Não era judia, mas moabita. Os habitantes de Moabe não eram bem quistos pelo povo de Deus. Rute não teve posses, não teve conhecimento, mas apenas escolheu seguir o Deus verdadeiro.

 

Aqui é que temos a grande verdade que este livro revela: pessoas simples podem fazer coisas simples que tenham como consequência um resultado extraordinário.

 

Qual é o incrível ensinamento do Livro de Rute? O que aprendemos com ele?

 

Aprendemos que nunca devemos menosprezar as coisas simples que Deus nos coloca a fazer, pois elas, graças à misericórdia de Deus, podem salvar o mundo, mesmo que nunca venhamos a ter ciência disso em vida.

 

Aprendemos que nunca devemos menosprezar os resultados que julgamos pequenos diante do que Deus nos manda fazer, pois Ele quer que façamos com dedicação e excelência o que Ele nos chamou a realizar.

 

Em outras palavras, aprendemos que sucesso, da perspectiva de Deus, é mesmo obediência ao que Ele nos chamou a dizer, independentemente de quão grande ou pequeno isso possa aparentar para o ser humano.

 

Para aprender mais com esta incrível história, sugiro que assista a pregação, no vídeo abaixo. Na pregação, apresento cinco princípios do Livro de Rute  que são centrais para a vida cristã e mostro que o modelo de amor apresentado por ela é o que devemos seguir: o amor que está disponível para assumir compromissos que custam alto. Tenho certeza que vai gostar. 

 

 

Deus abençoe.

Tassos Lycurgo

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Google+
Curtir esta Postagem
Please reload

CATEGORIAS
TAGS
POSTAGENS RECENTES
Please reload

Clique nas redes sociais acima e nos ajude a atingir ainda mais pessoas!

E, por favor, não esqueça de deixar seu comentário.

É muito importante para nós saber o que você pensa!