Sei que Deus chama para pastor, etc. Mas para artista, existe isso?

Se tivéssemos de atribuir uma profissão a Deus, qual seria a que você atribuiria? Eu não teria dúvidas em responder e diria logo: artista. Veja que nem é preciso folhear a Bíblia de um lado para o outro procurando a resposta, basta que a gente leia logo a primeira frase de Gênesis: “No princípio criou Deus o Céu e a Terra” (Gênesis 1:1). A criatividade é, portanto, a atividade que mais caracteriza Deus e aqui, entre nós humanos, é a que por excelência descreve a função do artista.
Eu sei que muitas igrejas não se sentem confortáveis em aceitar a arte como uma manifestação genuína para se glorificar a Deus e, temos de admitir, essas igrejas têm lá as suas razões. Em muitos lugares, as artes (especialmente as visuais) têm levado pessoas à idolatria e, portanto, ao afastamento de Deus. Fora disso, a igreja ainda vê na arte contemporânea o esforço em passar a ideia de que não há verdade absoluta e de que, portanto, o fazer artístico não pode servir Àquele que é a própria Verdade, ou seja, Jesus Cristo (João 14:6). Isso tudo fora inúmeros problemas que acometem outras manifestações de arte como o teatro, o cinema, a música, a dança, etc.
Um argumento que alguns de forma inadvertida utilizam é o de que a Bíblia é contra as artes visuais, pois estabelece que
"Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Êxodo 20:4)
Ora, quando lemos o versículo imediatamente anterior a esse, vemos que Deus está dizendo que não devemos fazer esculturas para termos como deuses, como ídolos.
"Não terás outros deuses diante de mim." (Êxodo 20:3)
Ou, de forma ainda mais clara:
"Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura, nem coluna, nem na vossa terra poreis alguma pedra com figuras, para vos prostrardes diante dela; porque eu sou Jeová vosso Deus." (Levítico 26:1)
Assim, vemos que a Bíblia não é contra as esculturas, mas sim contra a adoração delas; em outras palavras, o Cristianismo não é contra o uso da arte, mas sim contra o seu abuso. Deus criou as pessoas em Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26) para que, entre outras coisas, pudéssemos exercer a principal de suas atividades, a criativa.
Tendo isso em mente, Deus chamou alguns exatamente para exercerem a criatividade com frequência, para criarem por profissão. Em relação a isso, aparecem sempre questionamentos como os seguinte: quais seriam as diretrizes para que alguém possa ser um artista segundo a vontade de Deus? Quais seriam as características que esse artista deve ter para agradar a Deus? Essas são algumas das perguntas que gostaríamos de abordar no bate-papo de hoje. Espero que gostem.
Antes de entrarmos propriamente no assunto, peço-lhe que leia com calma a passagem bíblica que passaremos depois a examinar:
"Disse mais Jeová a Moisés:
Eis que chamei por nome Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá;
e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, à inteligência, à ciência e a toda a sorte de obras,
para fazer invenções, para trabalhar em ouro, em prata e em cobre,
para gravar pedras de engaste, para entalhar madeiras e para trabalhar em toda a sorte de obras.