top of page
BLOG DEFESA DA FÉ

É possível ser cientista e cristão ao mesmo tempo?


A grande maioria dos principais cientistas de todos os tempos era cristã. Incrivelmente, poucos sabem disso. Tanto é assim que inúmeras vezes nas universidades por onde ando sou questionado por jovens com perguntas do tipo: “É possível que alguém seja um cientista e seja cristão ao mesmo tempo?” Ou, de maneira ainda mais preocupante, alguns trazem a sua dúvida da seguinte forma: “Se o Cristianismo é a verdade, por que os cientistas são ateus?”.


Em razão da ideologia ateísta presente hoje em escolas e universidades, é compreensível que muitos jovens não saibam que ser cristão foi e é a regra quando se trata dos grandes cientistas da história da humanidade.


Para esclarecer isso, nosso objetivo no bate-papo de hoje será o de apresentar cientistas cristãos nas principais áreas das ciências naturais, lembrando que selecionarei apenas aqueles que foram centrais para o desenvolvimento destas áreas de conhecimento.


Como seria por demasiado enfadonho descrever aqui com detalhe o que cada um fez para o seu campo de atuação, escreverei apenas o básico e colocarei o link em cada nome para o verbete correspondente na Wikipedia.


Se você não considera a Wikipedia como uma boa fonte de informação, não há problemas. Cabe a você, caso queira, aprofundar-se mais na investigação, acessando outros sites ou mesmo nos livros. A razão de eu ter colocado o link para lá é para que você possa ter um ponto de partida a partir do qual possa fazer a sua pesquisa com a profundidade que entender necessária. Se ainda houver alguma dúvida específica sobre algum desses cientistas, saiba que sempre estaremos à disposição nos comentários ao final do texto.


É importante também que você saiba que a lista que colocarei aqui não é exaustiva. Ou seja, ainda há muitos outros cientistas cristãos que não estão aqui. O meu objetivo com esses que colocarei é o de deixar claro que é sim possível ser cientista e cristão, mesmo porque o Cristianismo é a verdade que deve em algum sentido ser buscada pela ciência. Para isso, creio que a lista será suficiente.


Assim, vamos aos cientistas, apresentados por área de estudo científico e organizados em cada área por ano de nascimento. As áreas que abordaremos são as principais da ciência natural: física & matemática, química e biologia. Vejamos.


Física & Matemática


  • Leonardo da Vinci (1452 – 1519): foi uma das mentes mais criativas da história da humanidade, tendo entre tantas outras coisas contribuído para o estabelecimento dos alicerces da ciência experimental;

  • Francis Bacon (1561 – 1626): contribuiu de forma decisiva para o estabelecimento do Método Científico;

  • Galileo Galilei (1564 – 1642): entre muitas outras contribuições, pode ser considerado um precursor da astronomia observacional, graças inclusive ao seu trabalho no aperfeiçoamento dos telescópios.

  • René Descartes (1596–1650): desenvolveu papel central da filosofia, na física e na matemática, sendo por alguns considerado um dos pais da matemática moderna;

  • Johannes Kepler (1571 – 1630): com o seu entendimento do movimento dos planetas, estabeleceu as bases para que Isaac Newton estabelecesse o entendimento da gravitação universal.

  • Isaac Newton (1642 – 1726): talvez tenha sido o maior cientista de todos os tempos, tendo publicado tanto na área de ciências (com sua obra-prima “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural“) como na de teologia;