Você sabia que 8 dos 10 maiores QI’s do planeta creem em Deus e que quase todos esses 8 são cristãos
Não há nada mais preconceituoso e errado do que dizer que todo crente é ignorante. Tanto é assim, que no post “É possível ser cientista e cristão ao mesmo tempo?“, demonstrei que pessoas como Leonardo da Vinci, Galileu, Descartes, Newton, Planck, Gödel, Pasteur, sem falar em inúmeros prêmios Nobel, a exemplo dos contemporâneos Taylor Jr., John Gurdon, Daniel Phillips, Brian Kobilka, entre outros, são todos crentes.
Aliás, o Cristianismo é ele próprio um sistema de educação. As Escolas Dominicais nas Igrejas Protestantes nasceram para ensinar os fiéis a lerem e, portanto, poderem ter acesso real à Palavra de Deus. Não raro, ainda hoje, vemos pessoas que aprenderam a ler pela Bíblia.
Quando analisamos a inteligência por outro critério, como o do Quociente de Inteligência (QI), as conclusões não são diferentes. Conforme lemos no título, se analisarmos os 10 maiores QI’s sobre o planeta Terra, veremos que pelo menos 80% deles são teístas e que, na pior das hipóteses, 60% são cristãos crentes.
Antes de continuar, contudo, gostaria de fazer dois registros:
a) O bate-papo de hoje decorre de um texto que Steve Williams escreveu sobre este assunto e publicou no site do Examiner em 2014. Caso esteja em busca de informações mais detalhadas, aconselho você a procurar no texto dele. Por aqui, deixei apenas o essencial.
b) Antes que venham perguntas sobre isso, já esclareço que não é o nosso objetivo aqui discutir o valor ou a importância do QI como método de medição da capacidade humana. É que, embora saibamos que o QI não mede o valor da pessoa e nem a sua capacidade de ser bem-sucedida na vida, é certo que é o método mais utilizado para aferir inteligência analítica das pessoas, de forma que a lista provará que dizer que crente é ignorante é, pelo menos, uma ignorância enorme.
Feitas tais considerações, vamos à lista:
Andrew Magdy Kamal, QI 231
O maior QI já registrado. É cristão ortodoxo, sendo inclusive fundador do Coptic Orthodox Messianican Church.
Christopher Michael Langan, QI 195
Os escritos de Langan indicam que ele crê em Deus e na Bíblia.
Christopher Hirata, QI 225
É teísta e cristão, tendo inclusive postado em sua página do FaceBook experiência como a de orar com mendigos para que possam acertar o caminho na vida.
Evangelos Katsioulis, QI 198
Crente, tendo realizado palestras sobre o corpo e a alma, atestando a existência do espírito.
Mislav Predavec, QI 192
Teísta, possivelmente cristão.
Gary Gasparov, QI 190
Este é o conhecido campeão de xadrez. Autodefine-se como Cristão.
Kenneth Ferrell, QI 190
Verificamos pelas suas palavras que ele é Cristão.
Abdessellam Jelloul, QI 198
Steve Willams relata que Jelloul respondeu à pergunta de se ele acreditava em Deus dizendo que ele acredita em Deus, o supremo arquiteto do universo. Teísta, possivelmente cristão.
Rick Rosner, QI 192
Não era cristão, mas aparentava ser teísta.
Terence Tao, QI 225
Não se sabe nada sobre sua vida espiritual. Seus escritos são basicamente sobre a sua atividade acadêmica na área de matemática.
Vimos, portanto, que a fé em Jesus Cristo não é incompatível com a inteligência. Aliás, a fé cristã é fruto da inteligência.
Por essa razão, que os maiores QI’s da Terra são crentes, embora não seja preciso ser um grande QI para também encontrar a Verdade na pessoa de Jesus Cristo. Esta é a beleza do Cristianismo.
Caso queira saber mais sobre a vida das pessoas relatadas aqui no post, sugiro que faça uma pesquisa e desde já o convido a publicar nos comentários logo abaixo as suas impressões.
Deus abençoe,
Tassos Lycurgo
Qualquer um que prestar atenção no que está escrito na tal da Bíblia irá abominar a Irreligião relacionada a ela na hora.
No fundo, cada um puxa a sardinha para o seu lado e tais pessoas de QI, provavelmente fazem o mesmo. Como Isac Newton fazia, mesmo estando imerso na cultura cristã, era bem claro em afirmar que as leis de Deus deveriam ser as mesmas em todo o Universo e não para um grupo específico de pessoas e muito menos por capricho de uma divindade.
Ou seja, crer em Deus não é em si o problema, mas como isto é feito. Qual referencial é adotado.
É impossível um cristão, crente na bíblia, no que ela realmente propõe, ter um…